Curta o blog no Facebook

Ache nossas postagens

domingo, 18 de setembro de 2011

REVIEW PRO EVOLUTION SOCCER 2011


Um dos grandes trunfos de PES2011 está no conteúdo que oferece aos jogadores. Além de novos modos de jogo e remodelagem dos já existentes, PES2011 parece ser feito para nós brasileiros. O jogo conta com a presença inédita da Copa Libertadores da América, totalmente licenciada para o jogo e também da já tradicional UEFA Champions League. Porém, o grande destaque fica por conta da tradução dos menus e da narração em português do Brasil, que é feita pelo grande Sílvio Luiz em parceria com o comentarista Mauro Beting. Outro ponto que melhorou foi a quantidade de licenças, visto que este ano temos também todos times sul-americanos que participaram da última do torneio e também os principais times europeus. Ainda está longe de seu rival, o Fifa, mas os principais times do futebol mundial estão todos licenciados.
Dentro do jogo, PES2011 segue insuperável na fluidez e na apresentação dos menus. Rapidamente você consegue navegar pelas opções desejadas e tudo rola de uma maneira rápida e direta. O mesmo se aplica quando navegamos pelas opções de modificar a formação e composição do elenco dos times. Este ano, a Konami desenvolveu um sistema de clicar e arrastar o jogador para posicioná-lo em sua formação da maneira desejada tornando a criação de táticas muito mais intuitiva e simples. Há quem diga que a Konami aprendeu muito com a prancheta do Joel Santana.
Voltando um pouco para a questão dos modos de jogo, este ano PES2011 conta com as seguintes modalidades:
  • Exibição: partidas amistosas contra o computador ou amigos
  • Master League: um dos modos mais consagrados da série, onde o jogador assume o papel de dirigente e jogador.
  • League & Cups: Dispute ligas e torneios curtos contra amigos ou o computador.
  • Become a Legend: construa a carreira de um jogador de futebol, passando por times mais pequenos até chegar nas grandes equipes da ropa.
  • Commuinity: através deste modo, o jogador consegue registrar seus amigos mais próximos para disputar diversos modos de jogo.
  • Online: dispute partidas com todos jogadores do mundo que possuem a mesma versão do jogo que você
  • UEFA Champions League e Copa Santander Libertadores: assuma um time para disputar um número ilimitado de temporadas nos dois principais torneios do mundo.
Dentro os jogos de futebol da nova geração, a série Pro Evolution Soccer sempre se destacou no quesito gráfico. Em 2011, a história se repete. Os gráficos de PES2011 estão muito bons, com um efeito de luz e palheta de cores muito próxima da realidade. Além disso, os detalhes nas faces dos jogadores surpreendem pela fidelidade com a dos jogadores de verdade. As animações durante as partidas e antes da bola rolar também agradam, com um efeito “blur” que tornam as cenas mais cinematográficas.
Porém, apesar de todos elogios, não podemos deixar de citar alguns pontos negativos como a torcida que continua sendo “de papel” e a textura do gramado, que dependendo do ângulo dá a impressão de ser um grande tapete verde.
Se nas versões anteriores, PES se destacava pelos ótimos gráficos, este ano o grande chamariz está na narração de Sílvio Luiz e os comentários de Mauro Beting. O folclórico narrador estréia nos gramados virtuais aplicando todos seus bordões mais conhecidos, bem como a boa e velha irreverência em seus comentários. Apesar de uma pouco de falta de sincronia em alguns momentos, a narração está fantástica. Nos pegamos por diversas vezes rindo de um comentário do grande Sílvio, como por exemplo: “toca essa bola ai, num vai fazer besteira” e por ai vai. Esperamos que a Konami mantenha o mesmo foco em nosso país para as próximas edições da série, nós merecemos.
Com relação ao som durante as partidas, este permanece razoável. O som da bola continua muito artificial e o canto das torcidas não chega a empolgar. Esperamos que a Konami resolva de uma vez por todas investir melhor na parte sonora do jogo.
Desde seu anúncio, o produtor da série Shingo Seabass utilizava muito a palavra “liberdade” para definir como estava sendo produzido PES2011. O mote “Engineered for freedom”, que em português quer dizer algo parecido como “planejado para a liberdade”, estampou diversos vídeos de divulgação do jogo e prometia dar ao jogador mais controle sobre suas ações. Na teoria soava muito bem, porém na prática não concordamos 100% com este mote.
Primeiro de tudo,  vale ressaltar que a jogabilidade mudou muito de um ano para outro, com certeza temos mais controle sobre as ações dos jogadores, controlando desde a força quanto a direção dos passes e chutes a gol. Este novo sistema torna as partidas mais disputadas, pois exige que os jogadores procurem espaços nas defesas adversárias ao invés de simplesmente apertar o botão de passe de forma desesperada para deixar seu atacante na cara do gol. Outro ponto a ser discutido é o ritmo das partidas, que sofreu uma leve desaceleração, saindo do frenético e surreal PES2010, para um mais cadenciado e próximo da realidade em 2011. Creio que a Konami atendeu o pedido de milhares de fãs que pediam uma dedicação maior da sua equipe para escutarem as críticas dos jogos anteriores para criar um PES que simulasse algo mais próximo da realidade.
Sobre a Inteligência artificial, pudemos observar que houve uma grande melhora, já que os jogadores parecem se movimentar melhor dentro do campo, o que torna a dificuldade ainda maior para encontrar brechas na defesa adversária. Com certeza este era um dos pontos que os jogadores mais reclamavam nas versões anteriores, além da quantidade de dribles muito limitada. Por falar em dribles, além de um significante aumento na quantidade, o novo sistema para “linkar” dribles permite que jogadores menos experientes executem os movimentos sem muita dificuldade. Para alguns isto pode ser ótimo, mas em alguns momentos parece mais uma exibição de dribles do que propriamente uma partida.
Retornando um pouco ao assunto “Engineered for freedom”,  vamos explicar porque não concordamos 100% com o mote. Talvez a implementação da movimentação em 360° e um controle maior dos jogadores antes da bola chegar aos pés tornariam a jogabilidade perfeita.  As vezes parece que os jogadores andam sobre um trilho, que impões que ele ande em direções pré-determinadas o que diminui muito o quesito simulação e aumenta o fator arcade. Pode não ser o foco da Konami, que visa um público mais ligado às raízes da série que sempre primou primeiro pela diversão e bem depois pela simulação, mas com certeza agradaria um público muito maior se tivéssemos estas melhorias em PES2012.
Outro ponto alto de PES2011. Além de um sistema simples e direto para disputar partidas com amigos ou com outros jogadores pelo mundo, PES2011 traz o modo inédito da Master League Online. Pode-se dizer que este modo será um divisor de águas na disputa de campeonatos online, pois traz toda profundidade e emoção da já consagrada Master League para a disputa com jogadores do mundo todo. Através de um sistema de pontos, o jogador vai conquistando o dinheiro virtual para comprar jogadores de maior calibre, o que torna a jogatina mais viciante conforme o tempo passa. Ainda há muito a ser melhorado neste modo, mas a Konami está de parabéns por ter implementado este modo em PES2011, esperamos que as próximas edições da série tenham ainda mais melhorias.
Com certeza Pro Evolution Soccer 2011 agradará os fãs da série que esperavam melhorias na jogabilidade e mais modos de jogo. Taça Libertadores da América, Master League Online e a UEFA Champions League são mais um atraente para quem está em dúvida se deve ou não comprar o jogo. O conteúdo torna-se ainda melhor para os brasileiros, com a implementação das traduções nos menus e da narração fantástica de Sílvio Luiz e Mauro Beting. Apesar de alguns probleminhas no gráficos e no som do jogo, PES2011 reergue a franquia e deixa disputa ainda maior para saber quem será o dono da bola em 2011: PES ou Fifa?
  • Narração de Sílvio Luiz e menus em português
  • Master League Online
  • Diversos modos de jogo
  • Jogabilidade ainda truncada
  • Quantidade de licenças limitada
VEREDICTO PES-HABILIDADES:
>Gráficos:8,5
>Jogabilidade:8,7
>Som:9,4
>Online:9,0
>Inteligência Artificial:7,3
>NOTA FINAL: 8,5
FONTE:GAMEGEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao Blog PES-HABILIDADES!
Este espaço é dedicado a você, visitante, e tem como objetivo colher informações sobre nossas postagens. Aqui é permitido o comentário desde que, não contenha palavreado de baixo calão e não seja ofensivo. Bem, por ora é isso, e faça bom proveito do blog!